Pular para o conteúdo principal

Seminário de Gestão destaca a importância da diversidade cultural

O II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Comunidade Tia Marita, reúne grandes nomes do âmbito cultural do Brasil. O evento acontece dos dias 28 a 30 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Durante o primeiro dia de evento foi realizada uma oficina de produção cultural e elaboração de projetos, com a gestora e produtora cultural, Juliana Machado. Na noite de abertura, os participantes puderam assistir ao show de Eloah Monteiro e Banda Quente; a apresentação do Coral Crianças Encantos, da Escola Daniel Rebouças - Casa da Criança, sob a regência da maestrina Solange Skromov.  O grupo é parte da extensão do projeto "Arte, Educação, Musicalização", da Universidade Estadual; além de prestigiar o lançamento do curta sobre a primeira caminhada pela paz e contra a intolerância religiosa de Ilhéus.  

Na roda de conversa "Cultura e Diversidade em tempos sombrios", o professor Albino Rubim (UFBA) ressaltou a importância do setor cultural, sob a ótica da transformação social e da democratização dos serviços culturais. "Entendemos a Cultura por sua capacidade de acolhimento. Diversidade cultural é o resultado de uma história de luta e resistência", enfatiza Rubim.

"Iniciativas como esta permitem criar uma rede de parceria, através da participação ativa da sociedade, que é parte deste processo de construção”, destaca Pawlo Cidade, secretário municipal da Cultura.

Entre os palestrantes, mediadores e convidados estão os professores César Bolaño (UFS); Márcio Barros (PUC-MG); Fernando Oliveira (UESC); Alessandro Fernandes (UESC); Alexandre Barbalho (UFC/UECE);  o diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA), Emílio Tapioca; a gerente de Patrimônio Imaterial Roberta Ventura do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Carol Érika (FMT) e Kátia Costa (BA).
  
O Seminário é direcionado para profissionais que promovem ações no âmbito cultural, lideranças da sociedade civil, representantes de órgãos do governo e pessoas interessadas no assunto. O encerramento da primeira noite foi marcado pelo lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", do secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.


Crédito da foto: Ruy Penalva


Galeria


 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade e Políticas Culturais - por Alexandre Barbalho

Alexandre Almeida Barbalho possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Política e Cultura, com ênfase em políticas de cultura, de comunicação e das minorias atuando principalmente nos temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, juventude, e-democracy . Barbalho é autor dos livros Relações entre Estado e cultura no Brasil; Cultura e imprensa alternativa ; A modernização da cultura ; A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia e Democracia radical e pluralismo cultural . Para ler Chantal Mouffe . É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia ...

CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM JULIANA MACHADO

O II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio também estará promovendo um Curso de Elaboração de Projetos Culturais com Juliana Machado (foto). Ela é bacharela em Comunicação Social (UFJF) e especialista em Projetos Culturais (MinC/FGV); parecerista credenciada pelo Ministério da Cultura/SAV desde 2014. Atualmente é co-proprietária do Estúdio Armondes, em Itacaré - Bahia. A primeira parte da oficina abordará o tema Produção Cultural: quem é o produtor cultural e quais os desafios da produção cultural?   A segunda parte da oficina abordará o conceito e as etapas de um Projeto Cultural utilizando as funcionalidades da matriz de estrutura lógica ou Marco lógico. "A ideia é abordar o projeto cultural a partir de duas perspectivas: a de quem elabora e a de quem analisa e avalia o projeto", diz Juliana Machado. INSCREVA-SE AQUI

II SEMINÁRIO GESTÃO, CONSELHO e POLÍTICAS CULTURAIS JÁ ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

A segunda da edição do Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais será mais uma vez na última semana de setembro. Agendado para os dias 28, 29 e 30, no Teatro Municipal de Ilhéus, já tem a confirmação de grandes nomes das políticas culturais no Brasil. São eles: Albino Rubim (SSA), José Márcio Barros (BH), Alexandre Barbalho (CE), Cesar Bolaño (SE), João Carlos (BA) e Zulu Araújo (BA).  As inscrições para o seminário são gratuitas, porém limitadas.  FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO