Pular para o conteúdo principal

Seminário de Gestão destaca a importância da diversidade cultural

O II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Comunidade Tia Marita, reúne grandes nomes do âmbito cultural do Brasil. O evento acontece dos dias 28 a 30 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Durante o primeiro dia de evento foi realizada uma oficina de produção cultural e elaboração de projetos, com a gestora e produtora cultural, Juliana Machado. Na noite de abertura, os participantes puderam assistir ao show de Eloah Monteiro e Banda Quente; a apresentação do Coral Crianças Encantos, da Escola Daniel Rebouças - Casa da Criança, sob a regência da maestrina Solange Skromov.  O grupo é parte da extensão do projeto "Arte, Educação, Musicalização", da Universidade Estadual; além de prestigiar o lançamento do curta sobre a primeira caminhada pela paz e contra a intolerância religiosa de Ilhéus.  

Na roda de conversa "Cultura e Diversidade em tempos sombrios", o professor Albino Rubim (UFBA) ressaltou a importância do setor cultural, sob a ótica da transformação social e da democratização dos serviços culturais. "Entendemos a Cultura por sua capacidade de acolhimento. Diversidade cultural é o resultado de uma história de luta e resistência", enfatiza Rubim.

"Iniciativas como esta permitem criar uma rede de parceria, através da participação ativa da sociedade, que é parte deste processo de construção”, destaca Pawlo Cidade, secretário municipal da Cultura.

Entre os palestrantes, mediadores e convidados estão os professores César Bolaño (UFS); Márcio Barros (PUC-MG); Fernando Oliveira (UESC); Alessandro Fernandes (UESC); Alexandre Barbalho (UFC/UECE);  o diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA), Emílio Tapioca; a gerente de Patrimônio Imaterial Roberta Ventura do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Carol Érika (FMT) e Kátia Costa (BA).
  
O Seminário é direcionado para profissionais que promovem ações no âmbito cultural, lideranças da sociedade civil, representantes de órgãos do governo e pessoas interessadas no assunto. O encerramento da primeira noite foi marcado pelo lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", do secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.


Crédito da foto: Ruy Penalva


Galeria


 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade e Políticas Culturais - por Alexandre Barbalho

Alexandre Almeida Barbalho possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Política e Cultura, com ênfase em políticas de cultura, de comunicação e das minorias atuando principalmente nos temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, juventude, e-democracy . Barbalho é autor dos livros Relações entre Estado e cultura no Brasil; Cultura e imprensa alternativa ; A modernização da cultura ; A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia e Democracia radical e pluralismo cultural . Para ler Chantal Mouffe . É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia

TUDO PRONTO PARA II SEMINÁRIO GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS DE ILHÉUS, NA BAHIA

A programação do II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais ganhou um reforço especial com o show da Banda Quente e Eloah Monteiro (foto), na Praça Dom Eduardo, às 17h. No mesmo horário, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus será lançado DVD da "I Caminhada pela paz contra a intolerância religiosa", coordenada por Silvandira Caldeira, da Renafro. Em seguida, às 19h, o doutor Albino Rubim sob ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus para proferir a palestra "Cultura e Diversidade em tempos sombrios"  e no encerramento da noite, às 20h30, o lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", de Pawlo Cidade. Acompanhe toda a programação do Seminário  clicando aqui. João Carlos, Diretor Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC - já confirmou presença e estará representando a Secretária Estadual da Cultura Arany Santana. O diretor geral da Fundação Pedro Calmon também é presença garantida. Ambos pa

Postagem do Seminário Anterior: QUEM É AMÉRICO CÓRDULA?

Américo José Córdula Teixeira, ator, formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie São Paulo tem se dedicado nos últimos doze anos a gestão de políticas culturais. Dez deles atuando no Ministério da Cultura onde foi Secretário de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais na gestão Lula e Dilma. Participou das três conferencias nacionais de cultura, sendo o coordenador executivo da última. Implementou as metas do Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Atualmente é o diretor consultoria Córdula Responsabilidade Cultural e professor do Curso de Gestão Cultural  da PUC, em São Paulo. Córdula encerra o seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais com a palestra “Cultura como elemento estratégico no Plano de Governo”, de 01 de outubro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Entre outros assuntos abordará sobre consórcios culturais, apresentando cases de sucesso no sudeste do país.