Pular para o conteúdo principal

“A participação das entidades em ações culturais incentiva e valoriza a produção artística”, explica a coordenadora do Sebrae


A coordenadora regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae– Unidade de Ilhéus), Claudiana Figueiredo, destaca o papel dos órgãos e das entidades no fomento à cultura do país. De acordo com ela, investir em projetos culturais traz grandes benefícios para as instituições, para o município e a sua região de abrangência.

O Sebrae compreende que a cultura e empreendimentos culturais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das regiões e dos recortes territoriais que possuem como algumas de suas vocações econômicas o empreendedorismo e a economia criativa. Nesse sentido, entendemos que é fundamental participar ativamente das iniciativas que têm como foco fortalecer os negócios e empreendimentos culturais da região Sul da Bahia”, explica.

O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, também reforça a importância das instituições no incentivo à cultura. “O Sebrae compreende que as políticas culturais são fundamentais para a institucionalização dos grupos, a profissionalização de artistas e a qualificação do fazer cultural”, ressalta Cidade.

Claudiana Figueiredo participará do II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio e será mediadora da roda de conversa “Diversidade e Patrimônio”, dia 29, das 9h às 12h30.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade e Políticas Culturais - por Alexandre Barbalho

Alexandre Almeida Barbalho possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Política e Cultura, com ênfase em políticas de cultura, de comunicação e das minorias atuando principalmente nos temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, juventude, e-democracy . Barbalho é autor dos livros Relações entre Estado e cultura no Brasil; Cultura e imprensa alternativa ; A modernização da cultura ; A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia e Democracia radical e pluralismo cultural . Para ler Chantal Mouffe . É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia

TUDO PRONTO PARA II SEMINÁRIO GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS DE ILHÉUS, NA BAHIA

A programação do II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais ganhou um reforço especial com o show da Banda Quente e Eloah Monteiro (foto), na Praça Dom Eduardo, às 17h. No mesmo horário, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus será lançado DVD da "I Caminhada pela paz contra a intolerância religiosa", coordenada por Silvandira Caldeira, da Renafro. Em seguida, às 19h, o doutor Albino Rubim sob ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus para proferir a palestra "Cultura e Diversidade em tempos sombrios"  e no encerramento da noite, às 20h30, o lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", de Pawlo Cidade. Acompanhe toda a programação do Seminário  clicando aqui. João Carlos, Diretor Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC - já confirmou presença e estará representando a Secretária Estadual da Cultura Arany Santana. O diretor geral da Fundação Pedro Calmon também é presença garantida. Ambos pa

Postagem do Seminário Anterior: QUEM É AMÉRICO CÓRDULA?

Américo José Córdula Teixeira, ator, formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie São Paulo tem se dedicado nos últimos doze anos a gestão de políticas culturais. Dez deles atuando no Ministério da Cultura onde foi Secretário de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais na gestão Lula e Dilma. Participou das três conferencias nacionais de cultura, sendo o coordenador executivo da última. Implementou as metas do Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Atualmente é o diretor consultoria Córdula Responsabilidade Cultural e professor do Curso de Gestão Cultural  da PUC, em São Paulo. Córdula encerra o seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais com a palestra “Cultura como elemento estratégico no Plano de Governo”, de 01 de outubro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Entre outros assuntos abordará sobre consórcios culturais, apresentando cases de sucesso no sudeste do país.