Pular para o conteúdo principal

CONSÓRCIO CULTURAL É UMA DAS PRINCIPAIS ALTERNATIVAS PARA MUNICÍPIOS MENORES DO LITORAL SUL


“Cultura como elemento estratégico no Plano de Governo” será a palestra de encerramento do Seminário com o ex-Secretário da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula (foto). Um dos principais temas de sua fala estará na criação de consórcios públicos de cultura.
A criação de consórcios públicos de cultura é uma alternativa para que pequenos municípios brasileiros criem redes de Pontos de Cultura. Uma primeira e bem-sucedida experiência nesse sentido foi implantada por 16 cidades do interior paulista com o Consórcio Intermunicipal Culturando – CIC, com sede no Município de Jaboticabal, a 60km de Ribeirão Preto, em São Paulo.
“É preciso trabalhar em conjunto para que todos se beneficiem de uma série de ações culturais, como a criação de uma rede de pontos de cultura. No consórcio o poder de diálogo nos três entes federados se amplia e até a iniciativa privada participa”.
Américo Córdula é ator, formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie São Paulo. Nos últimos 12 anos dedicou-se a gestão de políticas culturais, dez deles atuando no Ministério da Cultura onde foi Secretário de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais.


Participou das três conferencias nacionais de cultura, sendo o coordenador executivo da última. Implementou as metas do Plano Nacional de Cultura - PNC e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC.
Atualmente é o proprietário da consultoria Córdula Responsabilidade Cultural e professor do Curso de Gestão Cultural  da PUC – São Paulo.
A palestra de Américo Córdula será mediada pelo Superintendente de Promoção Cultural, Sandro Magalhães, da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, no dia 01 de outubro, às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade e Políticas Culturais - por Alexandre Barbalho

Alexandre Almeida Barbalho possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Política e Cultura, com ênfase em políticas de cultura, de comunicação e das minorias atuando principalmente nos temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, juventude, e-democracy . Barbalho é autor dos livros Relações entre Estado e cultura no Brasil; Cultura e imprensa alternativa ; A modernização da cultura ; A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia e Democracia radical e pluralismo cultural . Para ler Chantal Mouffe . É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia

Postagem do Seminário Anterior: QUEM É ALESSANDRO FERNANDES DE SANTANA?

“Economia da Cultura e Desentendimento”, este é o tema da palestra do professor doutor Alessandro Fernandes de Santana, às 9 horas, com mediação de Victor Aziz. Alessandro Fernandes é economista de formação, administrador de empresas, especialista em economia de empresas, mestre em Cultura, doutor em Ciências Sociais e professor do departamento de economia da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é pró-reitor de extensão da mesma universidade onde coordena vários programas na área em parceria com prefeituras, instituições não-governamentais, representações populares e empresas privadas. A Proex viabiliza ações que têm resultado em transferência de conhecimento e tecnologia, geração de renda e postos de trabalho, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento social da região Sul da Bahia. Professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana costuma ser um disseminador do capital cultural que detém, sempre levantando questionamentos e apontando

CONVITE

A Secretaria Municipal da Cultura, a Comunidade Tia Marita, a Pró-Reitoria de Extensão da UESC e o SEBRAE têm a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria para a abertura do II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio com a palestra “Cultura e Diversidade Em Tempos Sombrios”, com o Prof. Dr. Albino Rubim, a ser realizada no dia 28 de setembro, sexta-feira, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus. Sua presença é indispensável. Pawlo Cidade Secretário Municipal da Cultura Fernando Reis Coordenador do II Seminário