Pular para o conteúdo principal

Postagem do Seminário Anterior: BERNARDO MACHADO E O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICA CULTURAL

Bernardo é autor de diversos artigos sobre Conselhos de Cultura

Historiador, pesquisador e cientista político, dirigiu o Sistema Nacional de Cultura no Ministério da Cultura. Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Defendeu a tese: “Direitos Culturais: análise histórica e política de documentos do Sistema Internacional das Nações Unidas”. Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976); especialização em Gestão Cultural Cooperação Cultural Iberoamericana pela Universidad de Barcelona (1998) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985).

Autor dos livros: História do sertão noroeste de Minas Gerais (1630-1930), História da Operação de Sistemas Elétricos na Cemig, Do Transitório ao Permanente: Teatro Francisco Nunes. Desenvolveu, entre outros, os trabalhos: A Política Cultural e as Cidades, na 1ª Conferência Nacional de Cultura: estado e sociedade construindo políticas públicas de cultura, à frente da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura; Os Municípios e a Política Cultural. In: Encontro Intermunicipal de Cultura, em São Paulo, promovido pelo Instituto Pólis.

Publicou, entre outros artigos: A Identidade Cultural de Fato e de Direito, Diretrizes para o planejamento de uma política pública de cultura, O poder político em Minas Gerais: estrutura e formação e Notas para uma história do capitalismo em minas gerais.

Atualmente é Pesquisador Pleno da Fundação João Pinheiro. Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Minas Gerais, sertão noroeste, história, economia, política e sociedade.

A palestra "O papel transformador dos Conselhos Municipais de Cultura" será ministrado por Bernardo Machado com mediação de Emílio Tapioca, presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade e Políticas Culturais - por Alexandre Barbalho

Alexandre Almeida Barbalho possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bacharelado em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto do curso de História e dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação, Política e Cultura, com ênfase em políticas de cultura, de comunicação e das minorias atuando principalmente nos temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, juventude, e-democracy . Barbalho é autor dos livros Relações entre Estado e cultura no Brasil; Cultura e imprensa alternativa ; A modernização da cultura ; A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia e Democracia radical e pluralismo cultural . Para ler Chantal Mouffe . É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia

TUDO PRONTO PARA II SEMINÁRIO GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS DE ILHÉUS, NA BAHIA

A programação do II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais ganhou um reforço especial com o show da Banda Quente e Eloah Monteiro (foto), na Praça Dom Eduardo, às 17h. No mesmo horário, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus será lançado DVD da "I Caminhada pela paz contra a intolerância religiosa", coordenada por Silvandira Caldeira, da Renafro. Em seguida, às 19h, o doutor Albino Rubim sob ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus para proferir a palestra "Cultura e Diversidade em tempos sombrios"  e no encerramento da noite, às 20h30, o lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", de Pawlo Cidade. Acompanhe toda a programação do Seminário  clicando aqui. João Carlos, Diretor Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC - já confirmou presença e estará representando a Secretária Estadual da Cultura Arany Santana. O diretor geral da Fundação Pedro Calmon também é presença garantida. Ambos pa

Postagem do Seminário Anterior: QUEM É AMÉRICO CÓRDULA?

Américo José Córdula Teixeira, ator, formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie São Paulo tem se dedicado nos últimos doze anos a gestão de políticas culturais. Dez deles atuando no Ministério da Cultura onde foi Secretário de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais na gestão Lula e Dilma. Participou das três conferencias nacionais de cultura, sendo o coordenador executivo da última. Implementou as metas do Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Atualmente é o diretor consultoria Córdula Responsabilidade Cultural e professor do Curso de Gestão Cultural  da PUC, em São Paulo. Córdula encerra o seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais com a palestra “Cultura como elemento estratégico no Plano de Governo”, de 01 de outubro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Entre outros assuntos abordará sobre consórcios culturais, apresentando cases de sucesso no sudeste do país.